“Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática” permite que os cidadãos influenciem na criação de projetos de lei e políticas públicas

A segunda edição do programa Decidadania tem como objetivo promover o diálogo entre a população e o poder público municipal. Desta vez, o foco será na agenda climática, permitindo que os cidadãos influenciem na criação de projetos de lei e políticas públicas nas suas cidades. O professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Markus Brose faz parte do conselho que organiza a atividade.

Em um curso gratuito de 20 horas, os participantes irão aprender a desenhar um processo de deliberação cidadã a partir dos casos das Assembleias Cidadãs de Francisco Morato (SP), Toritama (PE) e Salvador (BA). Composto por quatro módulos, o curso será disponibilizado em plataforma própria e as informações sobre o acesso às aulas serão divulgadas pelo site da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

A inscrição pode ser feita até 17 de março, pelo Sympla. É uma iniciativa do coletivo Delibera Brasil que conta com a parceria estratégica do  ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e da Escola do Parlamento, e financiamento do National Endowment for Democracy (NED).

Aliança estratégica

A Aliança estratégica do Decidadania: o clima na pauta legislativa tem um papel chave para o sucesso do programa ao apoiar na produção de conhecimento, mobilização de atores estratégicos e difusão dos resultados.

Conheça os membros:

• ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais|Bernardo Pires
  • ABM – Associação Brasileira de Municípios | Eduardo Tadeu Pereira
  • Agenda Pública | Sérgio Andrade
  • Vereador André Fraga
  • Arquimedes | Leonardo Barchini
  • Clima de Eleição | João Hencer e Beatriz Pagy
  • FAS – Fundação Amazônia Sustentável | Giovana Figueiredo
  • Frente Parlamentar Ambientalista e Anamma – Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente | Mario Mantovani e Mariana Gianiaki
  • Fundação Boticário | Omar Rodrigues e Malu Nunes
  • Futura | José Brito
  • GYBN Brasil – Rede Brasileira de Jovens pela Biodiversidade | Brenda Izídio