O professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) João Pedro Schmidt participa da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília desde o último domingo, 28, até esta terça-feira, 30. Ele está no evento como delegado da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc).

A Conferência deste ano tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A promoção é do Ministério da Educação (MEC) e organização do Fórum Nacional de Educação (FNE).

O evento nacional foi precedido por conferências municipais, distritais e estaduais, realizadas ao longo do segundo semestre de 2023, contemplando o diagnóstico da situação educacional, as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. Participam cerca de 1,4 mil pessoas entre delegados natos, delegados escolhidos nas conferências estaduais, delegados por setores educacionais e sociais, além de observadores credenciados.

A Conferência se desdobra em sete eixos, cobrindo as grandes áreas e desafios da educação brasileira. “Estar presente na Conae é uma oportunidade rara para acompanhar os debates sobre os grandes desafios da educação brasileira. Nos espaços que houver, serei uma voz em favor das universidades e escolas comunitárias, que precisam de reconhecimento e apoio. Para as universidades comunitárias, a retomada do FIES continua sendo uma das principais demandas, a ser defendida na Conferência”, comenta o professor.

prof.JoaoPedro

Professor João Pedro: “Estar presente na Conae é uma oportunidade rara para acompanhar os debates sobre os grandes desafios da educação brasileira"