Jaquelini Barboza tem participado de congressos internacionais para falar sobre o tema

A professora do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Jaquelini Barboza tem se destacado em eventos que falam sobre psoríase. Docente de dermatologia na Universidade, ela participou, em setembro, do Congresso Europeu de Dermatologia, na Itália, um dos mais importantes do mundo na área. Já em dezembro, ela participou da reunião anual do International Psoriasis Council (IPC), em Miami.

Sobre o congresso na Itália, Jaquelini participou pela primeira vez. Ela falou sobre  a importância do tratamento correto da psoríase nos pacientes com outras comorbidades, neste caso, artrite psoriásica. Apenas três brasileiros foram convidados a falar. “Dermatologistas do mundo todo vão a este congresso, pois é onde os experts de diversas áreas da dermatologia (desde doenças até estética) palestram sobre o que está sendo desenvolvido e as novidades em cada área”, explica.

Jaquelini lembra que mais de três mil dermatologistas assistiram a aula, que ocorreu de forma virtual e presencial. “Foi um grande desafio e uma grande honra poder colocar Santa Cruz do Sul no mapa da dermatologia mundial”, comenta.

Mas antes desse destaque, Jaquelini ganhou uma bolsa de estudos, em 2020, da IPC, com atividades que ocorreram de forma online, por conta da pandemia. O trabalho rendeu bons frutos. Em dezembro deste ano, ela participou da reunião anual do IPC, em Miami, um evento exclusivo para convidados, em que os grandes pesquisadores da área estavam discutindo os recentes conhecimentos e os desafios da área. Já em fevereiro de 2023, ela vai passar o mês inteiro na Inglaterra, na Universidade de Manchester e no Hospital St Johns, em Londres, estudando psoríase e sendo treinada em pesquisa científica.