Alessandra Gobbi escreveu sobre rumos para a humanização do espaço urbano

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alessandra Gobbi Santos, participou do V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Na oportunidade, ela apresentou dois artigos, sendo que um deles foi premiado.

O artigo "Habitar as cidades do futuro: rumos para a humanização do espaço urbano" obteve destaque e recebeu o prêmio Professor Galbinski, atribuído pela UnB. Além dele, apresentou o texto “Hibridez tipológica de edifícios e de unidades habitacionais em áreas residenciais: o caso do Bairro Urbitá, em Brasília”, uma produção em conjunto com a egressa da pós-graduação em Qualidade do Ambiente Construído da Unisc, Thatiane Carvalho Rocha.

Saiba mais

O Seminário, intitulado como Proximidades Distantes, ocorreu na Universidade de Brasília (UnB). Participaram pesquisadores das Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Portugal e Brasil apresentando trabalhos em diversos eixos temáticos: A cidade numa sociedade pós-pandêmica; As novas mobilidades; Turismo e paisagem; Patrimônio urbano e arquitetura; Sustentabilidade e tecnologia; Catástrofes, conflitos e reconstrução; Democracia e a crise da habitação; Transversalidades e contaminações na lusofonia; Arquitetura como afirmação cultural; e O papel da teoria e da crítica da arquitetura.

Durante três dias de evento foram apresentados 90 artigos científicos por pesquisadores das Faculdades de Arquitetura do Porto, de Coimbra e de Lisboa e também de diversas Faculdades de Arquitetura brasileiras. Desse montante, 18 receberam o destaque.

WhatsApp Image 2023 12 11 at 11.42.28

Alessandra e Thatiane