Esq. para dir.: Leni Weigelt e Ana Zoé.
Enfermeiras brasileiras em capacitação no Chile.

Nos dias 25 de 26 de agosto, as professoras do Departamento de Enfermagem da Unisc, Leni Dias Weigelt e Ana Zoé Schilling, foram convidadas pelo Inep/MEC a participarem da Capacitação para Avaliadores do Sistema de Acreditación Regional de Carreras Universitárias para el Mercosul (Arcu-SUR), que ocorreu em Santiago (Chile), através da Comissão Nacional de Acreditação do Chile (CNA).

A partir de agora, as professoras da Unisc estão capacitadas para avaliar os cursos de Enfermagem do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. O objetivo da Acreditação é qualificar os cursos credenciados e a mobilidade acadêmica entre os países.

Para o curso de Enfermagem, os critérios de avalição vêm ao encontro do que já é praticado na Unisc, pois as áreas de formação complementam as definidas pela Arcu-SUR, que são: cuidado, gestão do cuidado e de serviço, educação e saúde, investigação e inovação e desenvolvimento.

Ana Zoé e Leni confirmaram, mais uma vez, que o curso de Enfermagem da Unisc já cumpre com a maioria dos critérios, podendo ser considerado um curso de qualidade e apto a ser acreditado pelo Sistema Arcu-SUR.

O Sistema de Acreditação das Universidades do Mercosul começou em 1996, inicialmente para os cursos de Agronomia, Engenharias e Medicina. Atualmente, englobam cursos de Enfermagem e Veterinária. Na capacitação, estiveram presentes mais de 80 profissionais em Enfermagem e avaliadoras, das quais 15 eram brasileiras e apenas as professoras da Unisc representaram o Rio Grande do Sul.

*Publicado por Josemar Santos