O primeiro encontro reuniu integrantes de equipes diretivas das escolas que passaram o dia em atividades na Universidade

Professores da Rede Municipal de Encruzilhada do Sul iniciaram nesta quarta-feira, 30, o Programa de Capacitação Docente: A qualificação do processo didático-pedagógico nas escolas da rede pública municipal de Encruzilhada do Sul. A atividade é organizada pela Direção de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da  Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O primeiro encontro reuniu integrantes de equipes diretivas das escolas que passaram o dia em atividades na Unisc.

Na abertura, a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, enfatizou que a Unisc se compromete com a educação em todos os níveis. “Temos 11 licenciaturas que exigem um esforço Institucional grande e formar professores é uma missão da nossa Universidade, por isso não abrimos mão de oferecermos esses cursos”, fala. Ela ainda salientou a importância da profissão. “Ser professor é um ato de entrega, de doar-se para outro ser humano é um dos atos mais dignos e humanos que fazemos enquanto profissão.”

Também presente na atividade, a secretária adjunta de Educação de Encruzilhada do Sul, Andréa Freitas, lembrou que o prefeito Benito Paschoal, incentivou a busca por uma formação dos professores com a Universidade. “É algo que vai contribuir muito na formação de vocês e dos colegas que virão.”

Ainda estiveram presentes na abertura, o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu; e a ex-reitora e assessora de Relações Interinstitucionais, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

encruzilhada

Programação

No começo da manhã, os professores passaram por um curso com o diretor Rudimar Serpa de Abreu, com o tema “A ação/reflexão da gestão educacional: as mediações didático-pedagógicas na escola”. Em seguida, a oficina “Aprendizagem pela experiência”. No meio da manhã, passaram por um experiência gastronômica produzindo o almoço de todos os participantes do curso no Laboratório de Gastronomia da Unisc. À tarde, participaram de um experiência audiovisual, com a produção de vídeos, na Assessoria de Educação a Distância (Aead).

No próximo dia 13, outros professores participarão do curso “A ação/reflexão da prática docente: as avaliações externas”, pela manhã, e oficinas à tarde. Já no dia 14, ocorre o curso “A ação/reflexão da prática docente: os campos de experiência na educação infantil”, também com oficinas à tarde.

vice reitora

Andreia Valim