Curso tem como objetivo a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, contribuindo com a formação integral e profissional

Na noite da última terça-feira, 1º, ocorreu o lançamento do Programa Aprendiz Unisc. No lançamento, estiveram presentes gestores das áreas de Recursos Humanos de empresas de Santa Cruz do Sul e região, além do reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn; do diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, que detalhou o projeto; e demais integrantes da reitoria. Ainda, o mestre em Ciências em Logística Internacional e Cadeia de Suprimentos, Laury Johnson, falou sobre “Novos potenciais: jovem aprendiz da nova geração”.

O programa tem como objetivo a inserção de jovens e adolescentes, com idade entre 14 a 24 anos, no mercado de trabalho, contribuindo com a formação integral e profissional. Com um currículo que busca desenvolver as competências a partir de uma abordagem interdisciplinar, o programa assume o compromisso de proporcionar aos jovens formação profissional para Assistente Administrativo, fundamentado em lei que determina que empresas de médio a grande porte destinem de 5% a 15% do quadro profissional para a contratação de aprendizes.

O curso terá a duração de dois anos.  As atividades serão desenvolvidas, mantendo a sistemática de um dia fixo de aulas teóricas na instituição de ensino e quatro dias de atividades práticas na empresa, até a conclusão do curso. O Programa de Aprendizagem se desenvolve a partir da formalização de convênio entre a empresa e o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru). Mais informações pelo email  jovemaprendiz@unisc.br ou telefone/WhatsApp (51) 3717-7328.

Aos parceiros do Programa

Com um site estruturado, o Programa Aprendiz Unisc, possibilita aos parceiros recrutamento e seleção dos aprendizes através do Banco de Talentos, conforme

perfil estabelecido pela empresa; adesão do convênio de forma online; assinatura digital de termos e contratos; início de novas turmas a cada dois meses, ou conforme a necessidade da empresa, a partir de diálogo com a instituição de ensino; dinamicidade do curso, trabalhando com situação do cotidiano e/ou conforme as necessidades da empresa; análise e acompanhamento do desenvolvimento do Aprendiz; acompanhamento pedagógico por parte do Cepru/Unisc.

Sobre o Banco de Talentos

Como forma de apresentar um diferencial às empresas parceiras do projeto, foi criado um Banco de Talentos, no qual, estarão cadastrados candidatos com idade entre 14 a 24 anos. Todos os futuros aprendizes, antes de iniciar o curso e consolidar o vínculo com a empresa, serão convidados a participar de atividades que têm como foco principal o desenvolvimento pessoal através de workshop, palestras e rodas de conversa, para dialogar e conhecer temáticas que envolvem a inserção no mercado de trabalho. Essas atividades serão realizadas por docentes da universidade e gestores de empresas parceiras do projeto, propiciando aos candidatos uma qualificação a mais, anterior ao momento de entrevista e uma primeira aproximação com a empresa, atendendo as demandas do mercado.

Estrutura do curso

Módulo l – Formação Geral

Imersão de um mês na instituição de ensino com aulas teóricas todos os dias da
semana, totalizando 80h.

Módulo ll – Formação Administrativa

Início das atividades práticas na empresa, onde o aluno tem 1 (um) dia fixo de aulas
teóricas na instituição de ensino e 4 (quatro) dias de atividades práticas na empresa.
Somando-se assim, 140h teóricas e 560h práticas.

Módulo lll – Formação em Gestão

Desenvolvimento das atividades, mantendo a sistemática de 1 (um) dia fixo de aulas
teóricas na instituição de ensino e 4 (quatro) dias de atividades práticas na empresa,
até a conclusão do curso. Neste módulo, somam-se 226h teóricas e 884h práticas.