AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A formação será ministrada pelo pesquisador Gustavo Cimadevilla, da Universidad Nacional de Río Cuarto

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove a vinda do pesquisador argentino Gustavo Cimadevilla, da Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC), entre os dias 8 e 11 de novembro. O professor ministra na Unisc o curso Intervenção social na pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial, para os professores, estudantes de mestrado e doutorado e de graduação dos cursos de Desenvolvimento Regional e de Letras. Ainda, o professor irá conhecer iniciativas regionais relacionadas ao desenvolvimento rural e sustentável. 

O professor Cimadevilla é um reconhecido pesquisador em Comunicação e Desenvolvimento. Há alguns anos a Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, tem convênio com a Universidad de Río Cuarto e com a equipe ligada a Cimadevilla. No momento, o professor desenvolve pesquisa científica em parceria com as professoras da Unisc Ângela Felippi e Cidonea De Ponti, denominada Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifesta nos Vale do Rio Pardo e Vale do Caí/RS-Brasil. A vinda do professor tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). 

O curso ocorre nas manhãs de 9, 10 e 11 de novembro, no miniauditório do bloco 10. A atividade irá abordar questões relacionadas à pesquisa científica associada à intervenção na sociedade, que se dá por meio de práticas que buscam melhorar a vida das populações. 

Programação

9/11 – 9 horas ao meio-dia: O que significa falar de intervenção social. Por que estudar intervenções? Erros comuns e a necessidade de compreensão;
10/11 – 9 horas ao meio-dia: Diálogos Metodológicos - Populações protagonistas, mediações e articulações;
11/11 - 9 horas ao meio-dia: Diálogos Metodológicos - Experiências de campo. Como investigar. O espaço e o tempo.

O ministrante

Gustavo Cimadevilla é pesquisador de reconhecido mérito nos estudos latino-americanos de comunicação rural, extensão rural, intervenção social e estudos sobre rurbanidade. Atualmente, é professor titular nas cátedras Seminário de Comunicação e Desenvolvimento Social e Teoria da Comunicação Humana II, da Licenciatura em Ciências da Comunicação, além de ser professor, pesquisador e coordenador do Doutorado em Ciências Humanas da UNRC. Ainda é professor do seminário optativo Comunicação e Transformações Regionais, no Mestrado em Ciências Sociais da UNRC. Tem vários livros publicados. Foi recentemente presidente da Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). 

MENU PRINCIPAL