Painel pelo InovaRS/Região dos Vales será apresentado no South Summit Brasil 2024

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a notícia de que o “Painel Automação Hospitalar - Transferência de pessoas com deficiências sensório - Motoras” irá integrar o Palco RS Innovation Stage 2024. O subprojeto, desenvolvido por meio do Inova+Vales, este, projeto financiado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e coordenado pela professora da Unisc, Chana de Medeiros da Silva, será apresentado no South Summit Brasil 2024 em março.

Segundo a professora do Curso de Fisioterapia da Unisc e uma das proponentes do subprojeto, Andrea Lucia Gonçalves da Silva, a experiência proposta pelo edital do Inova RS/ Região do Vales, em trabalhar a quádrupla hélice, foi intensa e desafiadora, para as empresas Mercur, Imply e Unisc envolvidas no subprojeto de Automação Hospitalar no Sul, pois articulou propósitos de três empresas de ramos diferentes em um projeto cocriado. “O objetivo foi construir um dispositivo de transferência e seus acessórios, como um elevador, que retire o paciente do leito e transfira para uma cadeira, uma poltrona, sem que a pessoa faça força ou se machuque”, explica.

Foi feito um protótipo do elevador, que passou pelas testagens. “Este projeto agregou experiências aos integrantes do projeto, bem como, possibilitou desenvolver um produto inovador, com potencialidade de execução comercial. Para além do objetivo prioritário, o protótipo gerado oferece aos envolvidos na ação (profissionais da saúde e/ou cuidadores) melhores condições de trabalho, exigindo menor força física e mais segurança, tanto para o paciente, como para os usuários”, comenta.

A apresentação do painel envolverá ainda a professora da Unisc Janine Koepp; a Head de Inovação da Mercur, Cássia de Menezes Hoelzel; o diretor de Tecnologia da Imply, Fabiano Horn; e o projetista da Imply, Klaus Deppermann.

Já os participantes envolvidos no subprojeto pela Unisc são Eliezer Henker, Jorge André Ribas Moraes, Paula Bianchetti, Patrícia Oliveira Roveda e Reginara Silva. Pela Mercur, Daniel Beus, Dayani Rodrigues Rabuske, Edilson Petry Glashorester, João Carlos Vogt, Mayana Eifert dos Santos e Thaís Strieder Machado. Pela Imply, Caroline Muller, Emanuel Sari e Fabio Hoffmann.

“Região dos Vales tem um grande potencial”

Satisfeita com a seleção, a coordenadora do Inova+Vales, Chana de Medeiros da Silva, enfatiza que a Região dos Vales tem um grande potencial em desenvolver tecnologias e processos na área da saúde. “A área tem um grande mercado e é um segmento a ser muito explorado. Temos muitos cursos na área, muitas empresas voltadas para o desenvolvimento de soluções e tecnologias na área da saúde. Então, vejo esse subprojeto como inovador e que une todo esse expertise da academia e empresas para solucionarem problemas da nossa comunidade. Que ele possa inspirar e fomentar novas pesquisas e ideias, articuladas com empresas da região que pensam no desenvolvimento da saúde.”

prototipo

Protótipo do elevador

RS Innovation Stage

O RS Innovation Stage é um dos palcos que compõem a estrutura do South Summit Brazil. Ao longo de três dias de evento, serão realizadas dinâmicas diversas com conteúdos transversais, contando com a participação dos ecossistemas de Inovação do Estado e do País. O objetivo é compartilhar e debater soluções de Inovação, Ciência e Tecnologia produzidas a partir do contexto local, interagindo, também, com participantes da quádrupla hélice nacionais e internacionais.

South Summit Brazil 2024

A terceira edição do evento ocorrerá entre 20 e 22 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre, com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Entre as novidades, está a ampliação da área construída e útil com a integração de mais um armazém do Cais — que chegará a 38 mil m². Também haverá mais áreas cobertas e mais assentos nos painéis realizados durante o evento.