Chega ao segundo ano o projeto “Cocriação, a estratégia para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na região dos Vales”, uma iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A proposta busca desenvolver soluções tecnológicas em automação para as empresas ervateiras.

Sob a coordenação do professor da Unisc André Luiz Emmel Silva, o projeto fortalece a inovação e o avanço tecnológico do setor de erva-mate. “As oportunidades no setor ervateiro são diversas e a automação, em alguns processos e no desenvolvimento de dispositivos novos, pode auxiliar tanto os produtores quanto às indústrias a se tornarem mais competitivas”, fala.

Entre as metas do projeto para 2024, está consolidar um Laboratório de Cocriação no bloco 51 da Universidade. O espaço proporcionará o desenvolvimento de soluções em conjunto, com base na cooperação de públicos de diferentes perfis, podendo resultar na produção ou criação de algo. A iniciativa tem por finalidade servir como um local para a manifestação de novos talentos e a realização de capacitações e de trocas de ideias referentes a negócios.

Além das empresas ervateiras, o projeto conta com a participação de instituições de ensino, empresas do segmento de automação e metal mecânico, e apoio do Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e Inova RS, este último, um programa instituído pelo Estado que possui, como principal objetivo, incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação.

VisitaErvateiraemIlópolis1 Divulgação

Visita à ervateira localizada no município de Ilópolis / Fotos: Divulgação