AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Parceria entre Unisc e HSC tem encontros bimestrais com alunos do internato do curso

No último dia 17 ocorreu o lançamento do Projeto “Educação Permanente na Formação”, uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Hospital Santa Cruz. A iniciativa é mediada pelas psicólogas Carina Kirst, do Curso de Medicina da Unisc e  Aline Badch da Rosa, do Serviço de Apoio às Residências do HSC, com o apoio e incentivo da diretora de Ensino da Unisc e diretora de Ensino e Pesquisa do HSC, Giana Diesel Sebastiany.

O projeto preconiza a realização de encontros bimestrais, na modalidade de rodas de conversa, com estudantes do internato do Curso de Medicina da Unisc e profissionais de saúde residentes da área médica e multiprofissional em saúde, vinculados aos Programas de Residência do HSC. A primeira roda de conversa abordou o tema “Da Graduação à Residência: construindo redes de aprendizagem em ações de Educação Permanente”, tendo como facilitador o professor da Unisc, Camilo Darsie de Souza. Os encontros acontecem na Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina (UAA). 

A iniciativa propõe a abertura de um espaço para o diálogo e compartilhamento de saberes e vivências com profissionais mais experientes, de diversas áreas, sobre questões de educação em saúde, saúde mental, diversidade, entre outros temas relacionados às experiências vividas na formação dos profissionais de saúde. Entre os objetivos, busca-se fortalecer a formação acadêmica e profissional, no ponto de vista de conhecimentos e manejos práticos, bem como contribuir para a qualificação dos cuidados e serviços prestados pelos atores envolvidos. 

“Entendemos a formação para um ofício como um lugar de debates incessantemente reinstaurados, sendo assim, o que se propõe por meio das rodas de conversa é dialogarmos sobre as experiências vividas na formação, no e pelo trabalho em situação, em uma produção contínua, crítica e criadora, que possibilite a construção de novas práticas, em ato e coletivamente, por meio do ofício”, complementam Carina e Aline.

Saiba mais

A proposição do Projeto Educação Permanente na Formação também busca fomentar a articulação das relações interdisciplinares, a partir do respeito e validação dos conhecimentos das múltiplas áreas da saúde, no sentido de diluir as resistências pessoais e institucionais promovendo ações que gerem dinâmicas humanizadas e, portanto, horizontalizadas nas instituições. 

Fotos: Divulgação

Aline Camilo Carina Divulgação

Aline, Camilo e Carina durante o primeiro encontro do projeto

MENU PRINCIPAL