Atividades iniciaram na noite da última terça-feira, dia 28, e fazem parte da Oficina de Desenvolvimento de Novos Produtos

Com o objetivo de levar ao ambiente acadêmico desafios reais que precisam ser solucionados na comunidade, iniciou na noite da última terça-feira, 28, na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires, um novo trabalho prático que irá fazer com que estudantes da oficina de Desenvolvimento de Produtos acompanhem, até o mês de julho, o funcionamento de duas empresas venâncio-airenses.

Em parceria com o Curso de Administração da Unisc de Venâncio Aires, coordenado pela professora Ione Sardão, o Projeto Future Key irá compreender os conhecimentos de gestão de produtos das empresas VHM Vidros e Faires – Fundição Venâncio Aires. Conforme o coordenador e idealizador do projeto, Nícolas Furlan, o trabalho irá ocorrer durante todo o semestre. “A chave do futuro está no trabalho intenso e sério de uma inovação responsável, envolvendo cada vez mais as instituições de ensino, estudantes e empresas, todos unidos para uma evolução plena de cocriação”, salienta.

Durante a apresentação do projeto, além dos acadêmicos, professores e coordenadores, as empresas estiveram representadas por Bruno Carvalho, Vitor Griesang e Monica Griesang pela VHM Vidros, e Gilberto Peruffo, como representante da Faires – Fundição Venâncio Aires. Ao longo do semestre, os alunos envolvidos com as atividades serão Scott Luis Leonhardt de Castro, Fernanda Larissa Ruwer, Janice Aparecida da Silva, William Bohn, Eduardo Gustavo Gollmann, Thaís Ferreira, Eduardo Naue Faleiro, Taís Regina Heinen, Fabrício Schwengber e Samara Midiani Santiago Martins.

Contato direto com empresas

As atividades terão como base reuniões nas empresas e também em sala de aula, para que haja uma dinamização de conhecimento e ideias. A metodologia que será realizada envolve o desenvolvimento de pesquisas mercadológicas, dinâmicas de ideação e prototipação com processo de validação, seguindo até um trabalho completo alinhado, do início ao fim, com os dados recolhidos, as ideias debatidas em conjunto, e a realidade efetiva de mercado das referidas empresas envolvidas para a criação de novos produtos.

Gabriel Fuelber

Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152

futureKey