Felipe Nopes

Portadores de deficiência, estudantes, professores e profissionais da área da saúde estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, dia 2 de agosto, na sala 101, bloco 1 da Unisc, para a apresentação do Projeto InovaSUS – Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O evento foi conduzido pela coordenadora do projeto pela Unisc, professora Suzane Frantz Krug, e pela coordenadora do projeto pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Camila Dubow.

O objetivo do encontro foi dar início às atividades e às oficinas do projeto, que devem ocorrer até agosto de 2018, além de fomentar estratégias de Educação Permanente em Saúde destinadas à implementação e à consolidação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no território da 28ª Região de Saúde e da 13ª CRS do Rio Grande do Sul. “Esse momento está sendo muito emocionante. Isso que está acontecendo hoje só foi possível graças à parceria da equipe envolvida no projeto”, salientou a professora Suzane.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia de Moura Valim, destacou que a pesquisa é fruto do empenho de um grupo de pesquisadores. “Esse é um projeto do qual temos muito orgulho. Fica o nosso reconhecimento pela organização desse evento. Que as discussões nas oficinas resultem em ações e propostas que possam ser colocadas em prática”, ressaltou.

Também participaram do encontro a coordenadora da 13º CRS, Mariluci Reis; a coordenadora estadual da Política da Saúde da Pessoa com Deficiência, Cristiane Schuller; a responsável pela Política da Saúde da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz do Sul, Maria Alice Ferreira; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz do Sul (Compede), Tânia Lair Manske.

A promoção do evento é da Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), do Núcleo de Saúde da Pessoa com Deficiência, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.

*Publicado por Felipe Nopes