AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Em comemoração ao Agosto Laranja, o Serviço de Reabilitação Física (SRFis) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou uma visita técnica à Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), localizada em Canoas. A Acadef é a parceira do SRFis da Unisc na confecção das órteses e próteses de membros superiores e inferiores e coletes.

Para a coordenadora do SRFis, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, a iniciativa da viagem foi da equipe de trabalho. “Fomos em 19 integrantes visitar essa nossa parceira que muito tem contribuído na efetivação do nosso serviço e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas pelo SRFis”, fala. 

No local, a equipe foi recebida pelo fisioterapeuta Jivago Di Napoli, responsável técnico da oficina ortopédica; Sabrine Faller, coordenadora do Serviço Social; Lúcia Cunha, gestora de inclusão social e projetos; e Tarcízio Cardoso, assessor voluntário da presidência. Pelo SRFis foram os bolsistas; a fisioterapeuta Leticia Luzia Fernandes; a terapeuta ocupacional Cristina Fank e as professoras Angela e Paula Bianchetti.   

Na visita técnica foi possível observar a produção de órteses e prótese , em especial a laminação no espaço específico da oficina ortopédica. A equipe também conheceu a sapataria, o setor de manutenção, as instalações em geral e as salas de reabilitação. 

Conforme Di Napoli, foi um privilégio receber a visita da Unisc. “São 5 anos de parceria junto às atividades da Oficina Ortopédica,  juntos na atenção à saúde da pessoa com deficiência."

Para a professora Angela, a visita foi importante para a equipe conhecer a confecção dos dispositivos dispensados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos 25 municípios de abrangência da 8ª e da 13ª Coordenadorias Regionais de Saúde. “Não são apenas dispositivos, mas um processo de confecção de modo artesanal que necessita técnicos ortesistas e protesistas na elaboração e desenvolvimento.”

Para um dos bolsistas do SRFis, o acadêmico Kelvin Silveira da Silva, visitar a Acadef e conhecer e acompanhar todo o processo de confecção foi incrível. “Poder conhecer todo o processo que é realizado antes da entrega aos pacientes foi uma experiência única, pois tivemos a oportunidade de acompanhar desde o recorte dos materiais, a separação, a passagem pelos fornos, a modelagem até os acabamentos finais. Além disso, também foi ótimo conhecer as estruturas e o ambiente da Acadef, que conta com um local amplo e que proporciona aos pacientes todo o suporte necessário para a evolução”.

MENU PRINCIPAL