AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Evento é considerado o maior encontro de tecnologia da Europa

O Web Summit Lisboa 2023, a maior e mais importante conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, ocorreu entre os dias 12 e 17 de novembro. Nesta edição, teve a presença de uma startup da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Itunisc), a CollabLanguage, uma plataforma com atividades para melhorar a fluência em línguas estrangeiras

A startup passou por um processo seletivo do Web Summit e foi selecionada para participar do Programa Alpha, que inclui exibição da empresa em um estande e participação no Startup Showcase do Web Summit. "Pesquisando sobre esse evento, vi que tinha uma seleção para startups. Mesmo sem saber exatamente qual seria a vantagem em ser selecionada,  mandei material e agendei a entrevista. Deu certo! Entrei no Programa Alpha, para startups em fase inicial. Depois, começaram a chegar convites para inscrever o projeto em diversas atividades internas do evento. Participei de várias”, conta a criadora da ideia, Lara Pozzobon da Costa.  

Colocada na Itunisc desde o primeiro semestre de 2022, Lara diz que as tutorias e consultorias recebidas na incubadora têm sido muito produtivas. “Adquiri uma gama enorme de habilidades e conhecimento sobre estratégias, gestão e mercado”, comenta. 

Foto Lara Unisc Divulgação

Lara Pozzobon da Costa

Saiba mais

Lara criou a metodologia CollabLanguage quando era professora de língua portuguesa na Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, entre 2019 e 2020. Em seus primeiros dias como professora, imaginou um intercâmbio dos alunos americanos com estudantes brasileiros de licenciatura em inglês.

Posteriormente, ela fez mestrado em Educação nos EUA. Por isso, o desenvolvimento da plataforma CollabLanguage tem o apoio de um programa de pós-doutorado da Fapergs/Sebrar, o Programa Doutor Empreendedor (PDEmp). Este programa inclui os primeiros recursos para a criação da plataforma própria do CollabLanguage, que deverá ficar pronta em meados de 2024. Antes disso, os testes da metodologia serão realizados na plataforma educacional Flip.

Lara explica que a plataforma funciona da seguinte maneira. O interessado começa escolhendo uma atividade, grava um vídeo sobre o tema escolhido, iniciando com a língua nativa, depois falando na língua em que estuda. A pessoa vai encontrar vídeos de falantes nativos da língua que estuda e poderá dar feedbacks para eles e também receber feedbacks sobre os vídeos feitos.

Mais informações em collablanguage.com

MENU PRINCIPAL