Proposta foi feita pelo Hospital Santa Cruz (HSC) para um grupo de estudantes da Unisc

O trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para solucionar um desafio proposto pelo Hospital Santa Cruz (HSC) resultou em um capítulo do e-book Ciência Brasileira: múltiplos olhares. A experiência foi proporcionada por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias da instituição de ensino e teve como objetivo analisar o cenário de um Hospital Escola do interior do Estado referente ao atendimento de pessoas transgêneras, assim como a introdução de conceitos relacionados à identidade de gênero, orientação sexual, nome social e outras nomenclaturas visando propor melhorias no sistema de atendimento a esses usuários.

Para solucionar o desafio no HSC foram realizadas a análise de cenário e posterior diagnóstico, por meio de entrevistas realizadas via plataforma Google Meet com colaboradores do Hospital e pesquisas bibliográficas para conhecimento de questões relacionadas à temática. A partir das informações obtidas foram elaboradas ideias visando propor soluções para as necessidades apresentadas quanto à garantia da identidade de gênero no processo de atendimento ao paciente.

“Por meio de um brainstorming elencou-se algumas possíveis soluções para o desafio em questão”, explica a professora do Curso de Fisioterapia e do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, que coordenou o trabalho. Os principais aspectos apontados no diagnóstico, segundo ela, dizem respeito a algumas adequações no sistema de software, no campo de identificação do paciente, e a constante capacitação dos colaboradores.

O trabalho contou com a participação das estudantes Ana Carolina Bienert, do curso de Enfermagem; Jordana Schonardt, de Psicologia; Thayná Karoline dos Santos Schiefferdecker, de Letras Português/Inglês; Thais Cremonese, de Educação Física; e Andrielle Cecchin Stradiotto, do curso de Odontologia. O capítulo do livro tem como título Como garantir a identidade de gênero no processo de atendimento ao paciente hospitalizado?

Nome Social
Desde 2021 o Hospital Santa Cruz atende ao Protocolo de Identificação do Paciente, que preconiza o atendimento humanizado e está de acordo com o Decreto n.º 8.727, da Presidência da República, que define a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, em contraste com o nome oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero. Sendo assim, o paciente que possuir nome social pode optar por utilizá-lo em seu cadastro. Para isso basta solicitar ao funcionário nas recepções ao fornecer os dados pessoais para atendimento. O nome social irá constar na pulseira ou na etiqueta de identificação.