AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Proposta previa criação de aplicativo e dashboard para agilizar o processo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou os resultados do projeto que fez o monitoramento do mosquito Aedes aegypti no município de Vera Cruz. A proposta fez parte do projeto Inova RS, subprojeto de Arboviroses. Com o fim do prazo de desenvolvimento, com contrapartida do Estado, a expectativa é que a Prefeitura de Vera Cruz siga no aporte ao projeto junto ao Living Vales.

Com início no primeiro semestre de 2022, a pesquisa tinha como objetivo entender como ocorre a distribuição espacial do Aedes aegypti, vetor de transmissão do vírus da dengue, na cidade de Vera Cruz. No decorrer do projeto foi desenvolvido um aplicativo que é utilizado pelos agentes da Vigilância Sanitária para inserção de dados sobre o vetor, coletados nas visitas de monitoramento, assim, agilizando o processo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). 

Com os dados no aplicativo, as informações são colocadas em um dashboard que já reúne dados de cerca de 1,3 mil visitas vinculadas ao LIRAa, realizadas em 2023 na cidade. Todos os dados podem ser acessados pelos gestores municipais através de utilização de login e senha. Em breve, um acesso público ao dashboard será disponibilizado para a comunidade por meio de um link vinculado ao site da Prefeitura. O dashboard apresenta dados referentes à infestação dos bairros pelo mosquito, em tempo real. 

Os resultados foram apresentados pela coordenadora do projeto, professora Lia Possuelo. Estiveram ainda presentes a secretária municipal de Saúde, Clair Tornquist; os coordenadores do Living Agro+Vales, Leonel Tedesco e Chana de Medeiros da Silva; a bolsista Natália Castro Dullius; o coordenador da Vigilância Sanitária do município, André Mello Sant’Anna e equipe.

Foto: Bruna Lovato/Unisc

dddWhatsApp Image 2023 12 12 at 08.21.55 

MENU PRINCIPAL