Atividades são em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e 8ª Delegacia Penitenciária Regional

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e a 8ª Delegacia Penitenciária Regional, lançou, no último dia 24, um pacote de ações comunitárias, para ampliar a visibilidade e estratégias de controle da tuberculose na comunidade. Atividades serão realizadas no mês de abril.

Segundo informe epidemiológico do Rio Grande do Sul, em 2021, foram notificados 4.769 mil casos novos da doença, o que corresponde a um coeficiente de incidência de 41,6 casos/100 mil habitantes. “Comparando com o Brasil, temos um coeficiente de incidência de tuberculose acima da média nacional, que no ano de 2021 foi de 32,0 casos/100 mil habitantes. Com taxa de incidência acima da média nacional, o Estado enfrenta o desafio de conter a propagação de uma doença evitável é curável”, diz a organizadora das atividades, pesquisadora na área de tuberculose e professora da Unisc, Lia Possuelo.

A professora ainda traz mais dados. “Em Santa Cruz do Sul, anualmente, são notificados em média 70 casos, o que corresponde a uma taxa de incidência de 63 casos/100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional”, fala.

Atividades programadas:

- Seminário Regional de Atualização em Tuberculose, no dia 27 de abril, Auditório do Bloco 18 da Unisc;

- Palestra sobre Tuberculose e HIV no 7º Batalhão de Infantaria Militar;

- Lançamento da Cartilha “Competição para prevenção da tuberculose na rede de saúde prisional da criação à avaliação: memórias e aprendizados”;

- Orientações para estudantes e professores nas escolas selecionadas;

- Palestra para Agentes Comunitários de Saúde do Município de Santa Cruz do Sul;

- Triagem de sintomáticos respiratórios nas instituições penais da região.

tuberculose

Reunião realizada na Unisc, no último dia 22, para articulação e organização das atividades