A primeira rodada de atividades aconteceu em Santa Cruz do Sul

O Projeto "Quebrando Barreiras - Comunidade Carcerária contra Tuberculose e Hepatite C", uma iniciativa voltada para a saúde e bem-estar da comunidade carcerária, realizou o lançamento oficial de uma série de Oficinas de Qualificação. As atividades, uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), tem como objetivo de capacitar atores da comunidade carcerária, incluindo o controle social, trabalhadores da saúde e segurança da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE), bem como professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).

A tuberculose e a hepatite C são problemas de saúde pública significativos, especialmente dentro de ambientes carcerários, onde as condições de vida podem contribuir para a disseminação dessas doenças. Reconhecendo a importância crucial de abordar essas questões de saúde, o Projeto está dando um passo à frente ao oferecer capacitação especializada para enfrentar esses desafios.

As oficinas serão realizadas nas 10 Regiões Penitenciárias do Rio Grande do Sul ao longo do primeiro semestre de 2024, abordarão vários tópicos incluindo identificação precoce de sintomas, diagnóstico, importância do tratamento, estratégias de vigilância em saúde, importância do controle social na promoção da saúde dentro do sistema prisional.

A primeira rodada de atividades aconteceu em Santa Cruz do Sul, para a comunidade carcerária da 8ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul. As oficinas foram ministradas em três turnos distintos entre os dias 27 e 28 de fevereiro, atingindo mais de 80 participantes vinculados à 8ª DPR, além de representantes de sete instituições penais da 8ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul, do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, do Departamento de Tratamento Penal, Universal nos Presídios (UNP), Conselho da Comunidade no âmbito da Execução Penal de quatro municípios da região e três Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos.

Estas oficinas não apenas capacitam os participantes para lidar com questões de saúde específicas, mas também promovem o envolvimento dos atores do sistema prisional de forma integrada, um fator essencial para melhorar as condições de saúde dentro das instituições prisionais. O lançamento dessas oficinas representa um marco importante na luta contra a tuberculose e a hepatite C no ambiente prisional. Além disso, demonstra um compromisso com a saúde e o bem-estar dos indivíduos que estão sob custódia do sistema prisional.

oficina