Na noite desta terça-feira, 28, foi inaugurado o novo espaço físico do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Sede. A novidade ocorre justamente no mês em que o Curso de Direito da Unisc completa 55 anos.

A cerimônia reuniu diversas autoridades de Santa Cruz do Sul e municípios abrangidos pelo GAJ, além de estudantes do Curso de Direito. Na estrutura, mantida pelo próprio curso, os estudantes, a partir do 8º semestre, têm a supervisão de professores e advogados. “Em 2023 o estágio curricular obrigatório passa a funcionar em uma nova estrutura junto ao bloco 18 da Unisc de Santa Cruz do Sul, com espaços amplos, bem ventilados, salas individuais para garantir sigilo e privacidade das informações, atendendo à ética da advocacia. O novo espaço também está alinhado aos novos processos adotados pelo mundo jurídico, tais quais digitalização de documentos, armazenamento de dados digitais, processos eletrônicos e para a realização de audiências virtuais”, fala a coordenadora do Curso de Direito da Unisc, campus Sede, Elia Denise Hammes.

Os serviços prestados por meio do estágio curricular dos acadêmicos, que se dá junto ao GAJ, atende as mais variadas áreas do Direito, buscando desde a conciliação, mediação até o ajuizamento de ações e a defesa das pessoas que procuram os serviços. “Inclusive durante a pandemia, mesmo sem poder atender presencialmente as pessoas, foi ofertado o serviço por meio de telefone em relação ao auxílio emergencial que incluía desde a utilização do aplicativo governamental até o ajuizamento de ações para garantir o recebimento dos respectivos valores em caso de indeferimento na via administrativa”, explica a professora.

Na solenidade, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, lembrou que a Universidade é comunitária e tem uma trajetória exitosa e empreendedora. Neste ano, completou 61 anos de Ensino Superior e, em junho, 30 anos de Unisc e 55 anos do Curso de Direito. “A Universidade sempre está alicerçada em bases como qualidade de ensino e forte interação nas comunidades em que atua. Evidencia entre seus valores a ética, humanismo, democracia, criticidade, cidadania, solidariedade, autonomia, responsabilidade, tolerância  e excelência, que devem estar presentes em ações. Nos esforçamos para exercitar e ampliar parcerias com um único propósito: atender com excelência a comunidade.”

Já o chefe do Departamento de Ciência Jurídica, Luiz Egon Richter, ressaltou que a data foi histórica, porque acompanha a evolução do curso e as demandas, e coloca o GAJ em um outro patamar, em sintonia com a excelência buscada por todos que trabalham e estudam no local. “A Unisc adota dois pilares os quais constroem o plano pedagógico do Curso de Direito: competências e habilidades. A competência pode ser definida na forma ampla com a junção e a coordenação das habilidades com conhecimento e atitudes. As habilidades constroem nos estudantes a capacidade necessária para o bom desempenho das atividades jurídicas no âmbito da sociedade.”

Também esteve presente na cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessel. Estudante de Direito da Unisc, ele fez um cumprimento especial aos acadêmicos do curso presentes no evento.  “Feliz em mais uma vez ter a oportunidade de estar em um evento importante do curso. Há 5 anos estive com satisfação, pelo Poder Legislativo, homenageando os 50 anos do curso. E hoje, tenho a felicidade, como acadêmico, de frequentar um gabinete de alto padrão e qualidade. Parabéns à Unisc, parabéns pelo investimento em qualidade, naquilo que a sociedade necessita, ainda mais no período pós-pandemia em que muitas são as novidades jurídicas que temos que estudar.”

Saiba mais sobre o GAJ

Os serviços são voltados para pessoas carentes da comunidade, com renda familiar de até 3 salários mínimos e patrimônio que não supere a R$ 150 mil. Os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (51) 3717-7444, até as 19 horas de segunda a sexta-feira. Para o primeiro atendimento, a pessoa deve trazer carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço.

O GAJ de Santa Cruz do Sul atende pessoas carentes da comunidade que abrangem os municípios das Comarcas de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz: Santa Cruz do Sul; Gramado Xavier; Herveiras; Passo do Sobrado; Sinimbu  e Vera Cruz e Vale do Sol.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

EquipeGaj BrunaLovato