Médica revolucionou os métodos de atendimento ao portador de transtornos mentais no Brasil; aulas são voltadas para profissionais da saúde, educação e arte

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o curso Nise da Silveira: diálogos entre Arteterapia, Arte-educação e Psicologia Junguiana. As inscrições podem ser feitas pelo site unisc.br, aba Ensino, em seguida, Curta Duração; na Central de Atendimento em Santa Cruz do Sul; ou na secretaria da Unisc, campus Montenegro; até 18 de junho.

O objetivo do curso é refletir, de maneira introdutória, sobre os recursos de intervenção no campo da saúde e educação a partir da  Arteterapia, Arte-educação e do referencial da Psicologia Junguiana. É voltado para estudantes e profissionais das áreas da saúde, da educação e da arte, assim como de outras áreas afins.

A aula será ministrada pela doutoranda em Educação pela Unisc, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Arteterapia pelo Instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires, Ana Maria Melo de Pinho. Ocorre no dia 1º de julho, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas, na Unisc de Montenegro.

Na programação, promover uma articulação teórica-vivencial entre os conceitos da  Arteterapia, Arte-educação e do referencial da Psicologia Junguiana; oportunizar uma experimentação em Arteterapia e Arte-educação, a partir de uma vivência em linguagens expressivas (desenho, modelagem, pintura, escultura, dança, poesia, etc.).

Além deste, mais cursos na área de gestão, educação, direito, comunicação, gastronomia, saúde e estética, engenharia e arquitetura, e ciência e tecnologia estão com inscrições abertas. As opções podem ser acessadas no link unisc.br/curta-duracao. Mais informações pelo telefone (51) 3717-7425 (ramal 1066), ou pelo e-mail curtaduracao@unisc.br.

Quem foi Nise da Silveira

Nise da Silveira nasceu em Maceió, em 1905. De 1921 a 1926 cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou como a única mulher entre os 157 homens daquela turma. Está entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina.

Nise foi uma psiquiatra que revolucionou os métodos de atendimento ao portador de transtornos mentais no Brasil. Foi uma revolução na época na abordagem clínica dos pacientes psiquiátricos, principalmente os esquizofrênicos, que geralmente eram isolados e considerados como incompreensíveis. Ela cria no Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira, uma oficina de Terapêutica Ocupacional, para aliviar a dor do conflito psicológico desse indivíduo hermético, visto por muitos como incompreensível com delírios e alucinações.

Nise introduziu e divulgou no Brasil a psicologia junguiana, de Carl Gustav Jung. Interessada em seu estudo sobre mandalas, tema recorrente nas pinturas de seus pacientes, ela escreveu em 1954 a Jung, iniciando uma nova abertura para melhor compreensão da psicose e dos conteúdos que daí emergem. Confirmaram que que as atividades expressivas, além de possuírem validade terapêutica, eram também excelente meio para o conhecimento dos processos que se desenrolam na obscuridade do inconsciente. Nise faleceu em 1999, aos 94 anos.

Nise Divulgao