Evento debateu os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação

Mais de 60 reitores e representantes de universidades públicas, privadas e comunitárias de todo o país estiveram reunidos no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura. O encontro ocorreu no último dia 26, no Rio de Janeiro, com o tema “Os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação no Brasil”. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve presente representada pela vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim; e pelo professor coordenador da Unisc TV, parceira do Canal Futura, Jair Giacomini.

Para o professor, participar do fórum foi uma oportunidade de aprofundar a compreensão da realidade das universidades do país. “Também foi possível compartilhar experiências com os coordenadores das televisões dessas universidades. Acredito que temos um caminho de muito trabalho e projetos do Canal Futura com as televisões universitárias, ampliando a participação da Unisc TV e demais TVs em nível nacional."

Já a vice-reitora enaltece que durante o encontro foi destacado para os reitores e representantes a importância da parceria com as TVs Universitárias e que o conteúdo produzido por elas contribui, de forma importante, para a programação. “Foi destacado, especialmente pelas universidades, a importância de comunicar para a sociedade o papel fundamental que temos no desenvolvimento do país. Como pauta principal da discussão ficou de construir caminhos para mostrar para a população em geral os benefícios tangíveis e intangíveis que são entregues para a sociedade.”

Saiba mais

Este ano, o Canal Futura completa 22 anos de parceria com universidades e TVs educativas, mobilizando hoje uma rede de 83 universidades e TVs de diferentes localidades em todas as regiões do país. Para o gerente adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto, o encontro auxilia no direcionamento à abordagem e produção de conteúdo sobre ensino superior, pesquisa e extensão universitária.

*Com informações do site futura.org.br