A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza nesta sexta-feira, 16, o 1º Encontro Interligas da Universidade. O evento possibilita mais integração entre os ligantes que compõem as 20 Ligas Acadêmicas (LA) da área da saúde atuantes no Hospital Santa Cruz (HSC) e na Unisc.

As Ligas Acadêmicas (LA) em saúde no Brasil surgiram da iniciativa dos alunos sob coordenação de professores, com o objetivo de suprir lacunas da prática clínica e aplicar a teoria na realidade social. “São organizações fundamentais para a conexão do meio acadêmico com o social, sendo uma ferramenta de diálogo com a comunidade e que permite a busca de soluções para as demandas regionais”, diz a professora Dulciane Nunes Paiva, integrante da comissão organizadora. Além dela, integram a comissão os professores Camilo Darsie de Souza, Renita Baldo Moraes e Danielly Bulle.

Pela manhã, ocorreu a abertura do evento com a presença da vice-reitora Andreia Rosane de Moura Valim; do diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa e do acadêmico do Curso de Farmácia e representante dos ligantes, Pedro Silveira. Na parte da tarde, no Centro de Convivência da Unisc, das 14 às 16 horas, haverá oferta de serviços como verificação de pressão arterial, glicemia, medição de força muscular, flexibilidade, orientações sobre promoção da saúde, entre outras atividades.

Conheça as ligas

A Unisc tem Ligas Acadêmicas que atuam em diferentes espaços, como escolas, hospitais e eventos na comunidade, realizando atividades em todas as etapas do ciclo de vida, voltadas especialmente à promoção da saúde. São elas:

Liga Acadêmica de Pediatria
Liga Acadêmica de Cariologia