No primeiro encontro, o Programa Siga Sua Rota abordou o planejamento para o início do ano letivo

A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Direção de Ensino e da Direção de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, realiza a primeira atividade do Programa de Formação Docente de 2023. As atividades ocorreram nesta quinta-feira, 9, na Biblioteca Central da Unisc.

Neste ano, o programa intitulado Siga Sua Rota está organizado em três ciclos de formação. O primeiro, que ocorre já no mês de fevereiro, tem como foco o planejamento docente para o início do ano letivo. O segundo ciclo, previsto para março, abordará a sala virtual e as possibilidades de organização didático-pedagógica das aulas. O terceiro e último ciclo terá como foco as ferramentas e soluções educacionais adquiridas pela Universidade e colocadas à disposição de estudantes e professores.

O primeiro ciclo será ofertado em duas turmas, sendo que a primeira ocorreu nesta quinta, 9. A segunda será no próximo dia 22, a partir das 8 horas, também na Biblioteca Central. Na primeira etapa, organizada em seis temas relacionados aos componentes curriculares, pretende-se incentivar os professores a planejar e a refletir sobre a organização didático-pedagógica de cada componente curricular ao qual assumirá a docência neste semestre. Cada professor percorrerá um circuito ou mais temas de acordo com a designação de módulos/disciplinas.

Professores Giana Rudimar e Rolf

Estes encontros também são uma forma de acolhida aos professores, desejando sucesso no ano letivo que inicia no próximo dia 23. “A atividade apresenta vários ciclos, que mostram a diversidade, em termos de metodologia, que podem e precisam ser entregues aos estudantes que querem voltar a esse clima positivo da Universidade”, fala o pró-reitor acadêmico, Rolf Fredi Molz, durante a abertura.

Já o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, diz que na atividade, neste primeiro momento, foram mapeados uma espécie de check list do que seria necessário o professor lembrar para a primeira semana de aula, conforme a especificidade de cada contexto que o docente irá trabalhar. “São estratégias que entendemos como interessantes para cada professor organizar na docência, nos seus componentes curriculares. No final, são ciclos que se complementam.”

A diretora de Ensino, professora Giana Sebastiany, também exalta que se teve um cuidado para mapear diferentes rotas. Em cada estação, os professores tiveram um tempo para discutir aquele assunto. “Antigamente a Universidade era apenas presencial. Hoje há uma variedade de cursos por Ensino a Distância (EAD), metodologias e formatos diferenciados exigindo a atualização do professor”, complementa.

Fotos: Bruna O. Lovato