A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza, nos próximos três dias, o Programa de Formação Docente. A proposta  tem como objetivo qualificar a ação docente nos diferentes componentes curriculares da Instituição, impulsionados pela Reinvenção Pedagógica, pelas recentes alterações curriculares e pelas atuais legislações do ensino superior.

A abertura do evento teve a presença da Reitoria da Universidade. Na fala inicial, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, comentou sobre alguns processos na hora da matrícula dos estudantes e pediu que os professores façam o ‘básico de maneira perfeita’. “O jovem, hoje, tem um perfil diferente, ele é mais disperso, por exemplo. Então eu peço para que o professor faça o básico de forma simples e perfeita tanto na sala de aula, como na relação com o aluno, usando duas ferramentas básicas: a escuta e a observação”, diz.

Em seguida, a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, falou sobre o contexto atual. “Sabemos das dificuldades em entender o conhecimento como uma ferramenta para transformar a sociedade. Percebemos que em uma situação pós-pandemia a educação é levada com papel secundário e é uma percepção triste. A sociedade só vai mudar, só vai haver transição social, a partir do conhecimento, pois é ele quem empodera, dignifica, dá competências. O conhecimento é melhor do que a riqueza, porque a riqueza se gasta, perde, e o conhecimento é o contrário.”

Estiveram ainda na abertura o pró-reitor Acadêmico Rolf Fredi Molz; a diretora de Ensino, Giana Diesel Sebastiany; o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu; o diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst; o pró-reitor Administrativo, Heron Sérgio Moreira Begnis e o diretor de Finanças, Fernando Batista Bandeira da Fontoura.

Saiba mais

Ao longo dos três dias, serão realizados painéis, oficinas pedagógicas e rodas de conversa com temáticas gerais e específicas. Estas devem ser priorizadas a partir dos componentes curriculares que cada professor irá ministrar no primeiro semestre de 2024 ou tem a pretensão de ministrar no futuro.

Os assuntos abordados são Ciência e Sociedade, Autonomia e Aprendizagem, Responsabilidade Social e Ambiental, Painel de Experiências Curricularização da Extensão; entre outros.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui

1X9A9910

Pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz; reitor, Rafael Frederico Henn; vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim; e pró-reitor Administrativo, Heron Sérgio Moreira Begnis / Fotos: Tatiane Luci Rodrigues/Unisc

1X9A9872