Centenas de estudantes, autoridades e operadores do Direito participaram da abertura da 33ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul, realizada na noite desta quarta-feira, dia 30 de agosto, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. Trata-se do mais antigo e tradicional evento de integração entre o órgão gaúcho e o universo acadêmico, promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e pela Unisc, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Em sua fala, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a grandiosidade do encontro. “Um evento existente há mais de 30 anos está mais do que consolidado. Parabenizo os organizadores, que reuniram um conjunto de palestras muito boas. Que todos tenham uma excelente semana”, desejou. Após a solenidade de abertura, o promotor de Justiça de Porto Alegre, Márcio Schlee Gomes, apresentou a palestra A prova indiciária no crime de homicídio.

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, às 19h15, o tema O crime não compensa! Modernos procedimentos legais para transformar uma ficção em realidade será abordado pelo promotor de Justiça de Santa Cruz do Sul, Érico Fernando Barin. Já na sexta-feira, dia 1º de setembro, também às 19h15, o promotor de Justiça de Erechim, Diego Pessi, ministrará a palestra Sociedade amordaçada e democídio brasileiro. Em seguida, às 20h30, o promotor de Justiça de Taquara, Leonardo Giardin de Souza, encerrará o evento com o tema Decifrando a esfinge do garantismo penal. Todas as palestras ocorrerão no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.

*Publicado por Felipe Nopes