Trabalho é organizado e operacionalizado pelos alunos. Além das atividades de extensão na comunidade,
nos meses de julho e agosto a liga recebeu quatro intercambistas

Intercambistas participam das atividades

Aula aberta sobre sistemas de saúde

Desde 2019, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem a Liga de Humanidades e Saúde associada à Federação Internacional de Estudantes de Medicina, entidade reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A IFMSA Brazil Unisc, como é registrada na Federação, hoje é credenciada como liga do Curso de Medicina e conta com 30 membros que movimentam pesquisas, ações e eventos. Estas atividades relacionam os campos das humanidades e da saúde, no sentido de contemplarem temas relacionados aos Direitos Humanos, à formação médica, à saúde coletiva, à educação em saúde, entre outros.

O trabalho é organizado e operacionalizado pelos estudantes. Além das atividades de extensão na comunidade, nos meses de julho e agosto a liga recebeu quatro intercambistas da Bélgica, Noruega, República Tcheca e Egito, que recebem apoio da Assessoria Internacional da Unisc. Estes intercambistas acompanham atividades promovidas por diversos professores e ligantes na universidade, entre elas o desenvolvimento de aulas abertas sobre os Sistemas de Saúde de seus países. Neste contexto, têm acompanhado pesquisas e ações desenvolvidas junto ao sistema prisional e Atenção Básica de Santa Cruz do Sul.

Dentre as ações já realizadas estão Campanha do Setembro Verde com conscientização para prevenir o câncer de intestino junto aos usuários das Estratégias de Saúde da Família da cidade; educação sexual para pré-adolescentes e adolescentes ouvintes e surdos de escola pública de Santa Cruz;  seminário Violência doméstica contra a mulher na pandemia; entre outros.

Para o professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Camilo Darsie, as atividades promovem a articulação das ciências humanas aos conhecimentos biomédicos. “Fazemos parte de um curso que valoriza a humanização em saúde como tópico de formação e, neste sentido, as atividades da IFMSA impulsionam experiências que auxiliarão na formação dos perfis profissionais destes futuros médicos e médicas, especialmente relacionados a modos sensíveis de interação com outras pessoas”, complementa.

Além disso, a ideia de diálogo e pactuação sustenta as ações do grupo, visto que os estudantes trabalham em equipe para desenvolverem as ações. “Também destaco a possibilidade de internacionalização, pois o contato com estudantes de outros países é fundamental para a ampliação dos modos de entender e praticar saúde. Enfim, é um processo de formação muito significativo, pois agrega valores fundamentais para o campo da saúde, especialmente em relação à população usuária de serviços de saúde, ao mesmo tempo em que garante aprendizado contínuo para os estudantes e professores.”

Atividades já realizadas pela liga

• Aula em parceria com a Liga de Psiquiatria da UNISC, “Pandemia e Saúde Mental: distanciamento social como gatilho para aumento do risco de suicídio”
  • Seminário “Violência doméstica contra a mulher na pandemia”
  • Roda de Conversa “Transexualidades: limites e possibilidades de acesso à saúde”
  • Workshop “Sexualidade em Pauta”
  • Em parceria com a Liga de Neurologia, “Doenças neurodegenerativas: aspectos clínicos e bioquímicos”
  • Jornada de Especialidades Médicas
  • Comunicação de Más Notícias: conhecimentos técnicos e estratégias de comunicação para auxiliar na condução desse momento inevitável na relação médico-paciente
  • Simpósio “Redesignação sexual: o processo clínico cirúrgico”
  • A Saúde Indígena em Perspectiva: compreendendo suas matrizes e barreiras
  • CINEMED: abordagem do atendimento à vítima de violência sexual e doméstica
  • Workshop: “Manejo de situações-problema na medicina”
  • SISNUTRI: Simpósio de Saúde e Nutrição
  • Primeiro Simpósio de Cuidados Paliativos
  • Campanha do Setembro Verde: conscientização à prevenção do câncer de intestino junto aos usuários das ESF da cidade
  • Educação sexual para pré-adolescentes e adolescentes ouvintes e surdos de escola pública de Santa Cruz do Sul

Saiba mais

A IFMSA é considerada a maior organização estudantil do planeta, tendo mais de 1 milhão de estudantes de medicina em 129 países. Ela foi criada após a Segunda Guerra Mundial e, até hoje, mantém as atividades de forma integrada, globalmente. No Brasil, foi fundada em 1991 e está presente em 220 universidades, em todos os estados e no Distrito Federal.

Na Unisc, foi fundada em 2019, no contexto do Curso de Medicina, por meio do empenho dos estudantes Irene Souza, Lucas Lisboa, Gabriela Paim, Mateus Perini e Cecilia Mayer e do apoio do professor Camilo Darsie. Atualmente, Isadora Fussiger Theissen e Carolina Loebens Hinterholz são as estudantes que dividem a coordenação geral juntamente com o professor.