A solenidade de abertura ocorreu nesta terça, 18. Evento segue, com apresentação de 73 trabalhos, até sexta, 21

A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) começou na noite desta terça-feira, 18, e segue até sexta-feira, 21. Durante a semana haverá a apresentação de 73 trabalhos que foram elaborados por estudantes e professores de escolas públicas e privadas de municípios das áreas de abrangência das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação. Destes, mais de 20 serão apresentados de forma remota e cerca de 50, de forma presencial. A exposição e avaliação dos projetos presenciais será no dia 20, entre 8 horas e meio-dia, em salas do bloco 1 da Unisc.

A solenidade de abertura foi presidida pela coordenadora geral do evento, professora Cláudia Mählmann, que agradeceu a presença das autoridades, o trabalho das escolas e da equipe responsável pela organização do evento. Em seguida, o secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique, fez questão de mencionar como é importante ter uma universidade perto, menção ao campus da Unisc no município. “Quando assumimos a gestão decidimos investir na pesquisa, inovação e tecnologia. Por isso, fizemos mudanças em eventos voltados à educação. É uma nova roupagem na formação de professores que ficam mais próximos do palestrante, em um formato mais eficaz.”

Representando a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, a professora Angelle Vargas do Nascimento, enfatizou a importância de estimular os jovens para a pesquisa. “Se fala muito que o jovem é o futuro, mas não podemos deixar de prepará-lo no presente da melhor forma possível. Precisamos que sejam pesquisadores agora e também no futuro.”

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, enfatiza que a educação faz a diferença. “Apostando no aluno, com nosso monitoramento, olhar e gestão. Se quisermos uma sociedade diferente precisamos fazer essa diferença. Precisamos dar oportunidade ao estudante de desenhar essa sociedade, esse mundo mais colorido, pois o estudante tem muita coisa para nos mostrar.”

Já a coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Cachoeira do Sul, Elaine Dalcin, lembrou de professores que foram incansáveis na propagação das feiras de ciências. “Quando se fala em feira de ciências retoma todo um passado de pesquisa que fazíamos na escola. Temos saudosos professores, incansáveis no gosto por pesquisar, experimentar, buscar, como os professores Edson Oaigen e Amilton Dalcin, que foram protagonistas em Cachoeira do Sul.”

Ainda, no discurso, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, lembrou que há poucos dias participou de um debate para falar sobre o futuro do trabalho e educação. “Fui estudar um pouco o tema e me impressionei com o altíssimo índice de evasão escolar nos ensinos fundamental, médio e superior. O problema não é apenas do gestor, das secretarias municipais, da universidade, é um problema da sociedade. Pois se tem esse abandono, algo está errado e precisamos pensar em conjunto. Aqui, hoje, estamos atuando juntos para levar criatividade e pesquisa para os estudantes, pois a educação resolveria uma boa parte dos problemas da nossa sociedade.”

Quando e Onde acessar via remota:

Apresentações Sessão 2: dia 19, às 13h30min: YouTube EAD Unisc (youtube.com/watch?v=SK_68U2TOOc

Apresentações presenciais: dia 20, às 8 horas: bloco 1 da Unisc; sessões 3, 4, 5 e 6: Salas 102, 106, 107 e 108.

Apresentações Sessão 7: dia 20, às 13h30min: YouTube EAD Unisc (youtube.com/watch?v=eZlYNeyj9Fk)